CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO

CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO
CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO REVENDENDO

quarta-feira, 11 de julho de 2007

RAZÃO E VERDADE

Razão e verdade.

Palavras conhecidas, bastante empregadas, às vezes erroneamente.
Muitas vezes temos a razão e não temos a verdade.
Isso porque, a razão não é única, duas pessoas podem ter razão e só uma é a verdade. Não a aparência da verdade, más a verdade.
Quando discutimos com alguém, quando expomos os nossos argumentos e existe razão nos nossos motivos, muitas vezes estamos enxergando mais ou só, a importância dos fatos que nos convém. A outra parte pode ter também razão nos seus argumentos, e se estiver vendo só a importância do que lhe convém, não haverá possibilidade de acordo.
Temos que aprender a buscar a verdade e não a aparência da verdade ou simplesmente a razão.
Assim, a prefeitura está tentando resolver o problema da remodelação da orla, mais precisamente dos calçadões, necessidade desde a muito tempo protelada, por todos os que deixaram que a obra mais importante para o turismo de Guarujá, feita pelo melhor prefeito que a cidade já teve, Jaime Daige, se perdesse por falta exclusiva de manutenção. A prefeitura tem razão.
Comerciantes e proprietários de imóveis duas categorias que representam a maior força econômica da cidade, contestam a maneira como tem sido conduzido o assunto, uma vez que não existiu qualquer tipo de consulta ou estudo para a viabilização das obras, não existindo sequer projeto aprovando as medidas a serem tomadas, obras essas que por afetarem profundamente toda a comunidade precisam de seu aval.
Quem tem razão? Onde está a verdade?
Existem duas razões e uma só verdade.
Quando enfatizamos tanto a razão, que a confundimos com a verdade, estamos nos enganando e magoando mais a nós próprios do que aos outros, pois a luta de quem acha que tem razão leva mais ao desespero do que aquele que luta por alguma coisa que pode ou não estar certo ou errado, aquele que não tem a certeza de estar com a verdade.
Muito se ouve falar na possibilidade de opinar sobre o impasse de quem tem razão. Ora, pode até importar quem tem razão, quando alguém não a tem.
Como resolver o impasse com o calçadão e uma infinidade de outros, onde mais de um está com a razão? A resposta é a verdade. Não uma verdade parcial ou provisória, é preciso buscar a verdade à luz da razão.
O intuito desse artigo, é fazer entender mais uma vez, às nossas autoridades, civis e militares, que todos nós sabemos quando e quem tem as suas razões. Não estamos procurando as razões ou quem as tem ou não tem. Estamos procurando a verdade, que é o único caminho a seguir.
A verdade é única, tarda mas aparece e pune todos que delas fugiram e pune, é verdade, alguns mais, outros menos, alguns com a prisão outros com a impossibilidade de exercerem cargos ou funções. Uns com a pecha de ladrões, outros só com a triste lembrança para seus filhos e netos de que foi um malandro, corrupto ou no mínimo incompetente.
Furtar-se das obrigações legais, esconder-se atrás de razões que todos temos para alegar, quando não queremos fazer alguma coisa, é fugir da verdade, é priorizar a má vontade, é procurar sempre alguém que tenha mais obrigação do que nós, para fazer algo que precisa ser feito, seja por Pedro ou por Paulo, irmãos na obrigação de fazer, sem ter nenhuma importância as razões que cada um tenha para não fazer.


Marinho Guzman

Publicado nos Jornais 1ª. Hora e Baixada Santista

Nenhum comentário: