CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO

CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO
CLIQUE NA FOTO E VEJA OS MAIS LINDOS BIQUÍNIS DO MUNDO COM E A SUA POSSIBILIDADE DE GANHAR DINHEIRO REVENDENDO

terça-feira, 1 de março de 2011

Qual a diferença entre árabe, curdo, turco, persa, sunita e xiita?


Esses termos aparecem o tempo todo no noticiário, devido aos conflitos freqüentes no Oriente Médio, como a guerra no Iraque. É preciso fazer uma distinção básica: árabes, curdos, turcos e persas são grupos étnicos, enquanto xiitas e sunitas são seguidores de correntes do islamismo. Nem todo muçulmano é árabe, nem todo árabe é muçulmano.

Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios sob a Autoridade Palestina. Também estão presentes nos países do norte da África, reunindo ao todo 350 milhões de pessoas. O grupo é originário da península Arábica, de onde se espalharam, a partir do século 7, em uma grande corrente migratória provocada pela expansão do islamismo. O principal fator que os une, porém, não é a religião, mas a língua, que pertence ao tronco semítico (assim como o hebraico).
Os persas são descendentes de povos indo-europeus que chegaram à região do Irã através da Ásia Central por volta do ano 1000 a.C. A língua é escrita em caracteres árabes. Sendo uma língua indo-européia, o persa é mais próximo do português que do árabe, afirma Paulo Daniel Farah, professor de Língua, Literatura e Cultura Árabes da Universidade de São Paulo.
Os turcos são originários da Ásia Central, de onde migraram por volta do século 10. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia. O idioma era escrito em caracteres árabes até 1929, quando se adotou o alfabeto latino. Não confunda árabe com turco. Durante seis séculos, até a Primeira Guerra Mundial, os árabes do Líbano e da Síria foram dominados pelo Império Turco-Otomano. A confusão veio dos passaportes que eles usavam para entrar no Brasil. O passaporte era turco, mas o portador era árabe.
Os 26 milhões de curdos são o maior grupo étnico sem Estado do mundo. Eles ocupam um território de cerca de 500 mil quilômetros quadrados maior que o do Iraque que engloba parte da Turquia, Irã, Iraque, Síria, Armênia e Azerbaijão. O idioma curdo é indo-europeu, como o persa, mas a grafia varia. Os curdos da Turquia usam o alfabeto latino. Os da Síria, Iraque e Irã usam o árabe, diz Farah.
Mais de 90% da população do Oriente Médio professa o islamismo. A religião, que conta com 1,3 bilhão de fiéis em todo o mundo, tem duas principais vertentes: o sunismo e o xiismo. Os sunitas são maioria, cerca de 85% do total. A palavra vem do árabe sunnat annabi (tradição do profeta). Os xiitas são maioria apenas no Irã, Iraque e Barein. Entre as diferenças, Farah, que é autor do livro O Islã, destaca o gestual realizado durante as orações.



1. Meca
É a cidade mais sagrada para todos os muçulmanos. Ali está o santuário da Caaba, local de peregrinação anual (hajj) construído por Abraão, o patriarca bíblico. Todo fiel deve fazer suas cinco orações diárias voltado para Meca

2. Jerusalém
O maior centro de tensão do Oriente Médio é a terceira cidade mais sagrada para os sunitas (cristãos e judeus também a têm como santuário). Lá está a mesquita do Domo da Rocha, de onde Maomé teria ascendido aos céus

3. Karbana
Santuário xiita onde está o túmulo de Hussein, neto de Maomé. Ele acreditava ser o sucessor do profeta, mas quem assumiu o trono foi Yazid. Seu assassinato marcou o cisma entre os xiitas seguidores de Ali, pai de Hussein e os sunitas

4. Najaf
A cidade é o terceiro local de adoração dos xiitas. Lá está o túmulo de Ali, genro de Maomé e pai de Hussein. Os xiitas consideram Ali o sucessor de Maomé. A cidade é aberta a não muçulmanos, ao contrário de Meca e Medina

5. Medina
Guarda os restos mortais do profeta Maomé e foi a cidade para onde o profeta fugiu. Essa fuga, no ano de 622, é chamada de Hégira e marca o início do calendário muçulmano. É o segundo local mais sagrado para qualquer fiel do Islã.

6. MashadÉ onde está o túmulo do imã Ali al Rida, mártir para os muçulmanos xiitas. Centro importante de peregrinação no Irã, Mashad é considerada a quinta cidade mais sagrada do xiismo (o quarto lugar é ocupado por Karbala)

O coração do Islã


Dos 24 milhões de habitantes, 80% são árabes, 15% são curdos e 5% são turcomanos eoutros. Mais de 95% da população é muçulmana (maioria xiita)

Turquia
Cerca de 80% da população é formada por turcos. Os curdos são 18% dos habitantes. A maioria dos muçulmanos é sunita.

Arábia Saudita
Berço da cultura árabe e do islamismo. Lá nasceu Maomé e lá ficam Meca e Medina, cidades mais sagradas do Islã. Maioria sunita

IrãOs persas compõem 66% da população. Há ainda azeris, que falam uma língua correlata ao turco, curdos e árabes. Os xiitas são maioria esmagadora.
http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_122887.shtml

Nenhum comentário: